Páginas

24/09/2015

Exercite seu Poder de Introversão

Poder de Introversão

Exercite seu Poder de Introversão com Natalie e a Tartaruga
Esposas e maridos, filhos e pais, parceiros, amigos, colegas... são tantos os relacionamentos que colorem, quando não dominam nossas vidas e que podem demandar o nosso “melhor” a cada respiração.
Este artigo de Helen Northey é o primeiro de uma série de artigos sobre os Oito Poderes da Alma.
“Talvez esta situação não tenha sido tão diferente por séculos - o mesmo velho jogo das necessidades, com aqueles refrões: ‘Eu preciso de você para...’; ‘Joanna, você poderia...’; ‘Malcolm, você não pode esperar um momento enquanto eu...’; ‘Diana, você poderia ir e...”. Todos estes pedidos e necessidades podem acabar com nossa felicidade, como se estivessem martelando nosso "concreto interior". É assim que nos sentimos às vezes.
“Se é um hábito secular, então eu realmente gostaria de mudar agora”, disse Natalie, que estava sentada, conversando com sua amiga Julia enquanto tomavam uma xícara de chá. “Às vezes me pergunto se existe um caminho alternativo... Talvez eu pudesse me afastar por alguns dias, ter algum tempo livre, como Nellie me aconselhou na semana passada. Mas, eu tenho que levar o David ao futebol amanhã depois da escola, e, depois, haverá o jantar do clube. E claro, não posso me esquecer de reservar o apartamento à beira-mar por duas semanas em julho. Lá se vai meu final de semana – todo comprometido antes que eu comece o meu fim de semana reservado para o ‘ser’. Pensamentos como esses me atormentam todos os dias, Julia. Como posso controlar minha mente? Você tem alguma ideia brilhante?”.
Julia fez uma pausa, pensando em algo que tinha ouvido na aula de yoga na noite anterior e, em seguida, começou a dizer: “Recentemente eu tenho ido à yoga, duas vezes por semana, na Raja Yoga. Essas classes não são como a yoga comum que envolve alongamentos, mas um ‘yoga’ para a mente e o coração. Também é chamada de meditação - Meditação Raja Yoga. O método está funcionando para mim porque é silencioso, reflexivo e me permite meditar em qualquer lugar. Deixe-me tentar explicá-lo agora.
“Minha professora sugeriu que eu considere minha mente como um órgão da alma, como um coração que bombeia o sangue vital dos pensamentos na atmosfera, mantendo tudo funcionando, por assim falar. Com isso, ela quis dizer que cada pensamento que eu tenho é como uma injeção de força vital no meu dia. Se o fluxo dos pensamentos é positivo, eu terei um excelente dia. Se há pensamentos depressivos ou críticos, o dia será péssimo."
“Então, ela disse algo muito especial para mim: ‘Não é apenas uma questão de ter uma mente positiva ao invés de estar mergulhado em negatividade. Cada pensamento vem com uma atitude, um poder único por detrás dele. Cada pensamento é envolto em uma intenção, que leva o pensamento para o cosmos e, em seguida, volta para a realidade, trazendo seus frutos depois de algum tempo, ou mesmo imediatamente’.”
 “Então, este novo olhar sobre as atitudes e intenções - como poderes – me deixou um pouco chocada e me fez pensar que o jogo da culpa está acabado, que tudo o que acontece está em minhas mãos. Inteiramente.”
Julia parou por alguns momentos, dando à Natalie um tempo para digerir o que ela tinha acabado de dizer. Claramente, havia mais por vir; mais alguns fatos básicos sobre o modo como a mente funciona - que ela sabia que teria que trabalhar, se quisesse tornar sua vida mais saudável e sentir-se mais responsável pela sua mente e sua vida. Estes fatos tinham efetivamente feito uma diferença tangível para Julia. Natalie podia ver a mudança no rosto dela - ela estava brilhante, ao contrário de seis meses atrás, quando ela parecia tão maltratada.
Julia continuou: “Como nossas atitudes estão cheias de energia, é muito importante que nós usemos o poder certo na hora certa”. E nós devemos saber como todos funcionam juntos - um reforçando o outro, conforme as situações vão acontecendo. A professora me disse que há oito poderes no total.
“O primeiro poder é o de introversão. Está latente em todos nós”. Ela mostrou à Natalie a imagem de uma tartaruga gigante das ilhas Galápagos. “Veja esta tartaruga. Mesmo que ela tenha o mais forte dos escudos protetores, ela ainda tem que saber quando colocar a cabeça para dentro e ficar fora de perigo - isto é, dos seres humanos”.
“Isso significa que temos que fazer o mesmo, de forma imperceptível, no interior de nossa mente: cessar todos os pensamentos, dar um fim às incessantes elucubrações como: “se ao menos...” ou “aquilo levou a isso que levará a...” – e, em vez disso, ficarmos em paz como uma criança contente.
Natalie deu uma risada ao ouvir isso e disse: “Isso é um absurdo. A questão toda é que eu não consigo parar tais pensamentos desse jeito! Você deve estar brincando”.
“Não”. Julia sorriu enquanto respondia, embora respeitando a frustração de Natalie. No entanto, Natalie admitiu que ela sabia que o processo funcionava. Este aprendizado só tinha que começar. Era isso, nada mais.
“Ficar introvertido em relação a todos os sentidos - olhos, ouvidos, olfato, tato. Todas as partes do corpo precisam parar e ficar esperando por pelo menos dois minutos. Tenha em mente também que esta prática não é apenas para nos proteger, mas para que possamos ver que podemos desenvolver nosso maior potencial com total clareza.”
“Agora?”, Natalie engoliu em seco.
“Agora”, disse Julia calmamente. “Vamos agora usar o poder da introversão. Fixe seus olhos suavemente - você pode piscar - nesta vela sobre a mesa. Não há a necessidade de olhar. Apenas descanse seus olhos enquanto olha para o centro da luz. Só vemos a luz. Apenas lembre-se da luz. Sinta-se leve. Solte. Mantenha esse padrão de pensamento, mantenha pensamentos simples”.
Pelo menos dois minutos se passaram, mas Natalie sentia como se meia hora tivesse passado naquele estado. Ela suspirou e sorriu de forma pacífica.
“Foi ótimo! Como você fez isso? Você é uma mágica?”
Julia explicou: “Você está certa: é mágica. Todos nós temos esse poder inato da introversão - para usar os pensamentos no momento correto, para empacotarmos o fluxo de pensamentos que ocupam a nossa mente a cada momento. Este poder é inato, mas não o usamos o bastante. Então, eu comecei a reutilizar esse poder e, uau, tantas coisas mudaram para melhor – como me sinto comigo, minhas amizades, como eu lido com a carga de trabalho, as crianças, tudo! Bem, quase tudo. Ontem fiquei muito envolvida em uma conversa, quando poderia ter sido mais sábia e ter dado um passo atrás, sendo uma testemunha silenciosa - para minhas reações internas e para o jogo externo entre essas duas pessoas no trabalho. Mas, vivendo e aprendendo. E sinto que existe um outro poder que preciso adicionar ao meu repertório; porém, posso falar mais sobre isso no próximo encontro”.
"Vejo você em duas semanas."
Como Praticar o Poder de Introversão
Como uma tartaruga, que se desloca para uma posição de segurança, torne-se introvertido em relação aos órgãos do corpo e torne-se a semente, desapegada, como um observador do drama da vida. Desvincule-se das situações negativas e dolorosas e permaneça calmo. Permita que o contentamento emerja de dentro.
Experiências de pessoas que usam o Poder da Introversão de maneira prática
Em um ambiente de trabalho frenético:
Maxine trabalhava na redação. Diariamente, todos os dias da semana, o escritório funcionava sem parar, sempre com tarefas e demandas das pessoas. A hora do almoço era feita quando possível e, muitas vezes, só depois das 15 horas. Ela administrava assim seu tempo e aceitava esse fluxo de trabalho, porque ela escolheu essa carreira. Mas o que realmente fazia a diferença era o intervalo de 5 minutos, antes de voltar para a correria. Maxine sentava-se na sala dos fundos, com pouca luz, respirava fundo e treinava sua mente para distanciar-se das atividades, desligar-se, ficando quieta por um instante. Ela amava tanto esse tempo ininterrupto, retornando ao escritório renovada e pronta para a ação. Você consegue fazer o mesmo em seu dia de trabalho?
Em circunstâncias traumáticas:
Phillip tinha acabado de ver o seu médico. O diagnóstico confirmado de câncer de próstata foi devastador. Ele tinha passado por seis meses de trabalho muito estressantes e esta notícia foi a última gota. Sentado atrás do volante de seu carro, ele caiu para trás, em estado de choque, atordoado e tentando enfrentar os fatos. Sua mente queria correr desordenadamente com perguntas, mas um outro lado dele estava tranquilo, calmo e em paz. Ele escolheu a segunda opção e se entregou profundamente ao estado interno, longe da agitação do pensamento “o que virá a seguir?” Ele não ligou o carro pelos 20 minutos seguintes, até que decidiu ir para casa e dar a notícia à sua companheira. O poder de introversão havia restaurado o seu equilíbrio e sua capacidade de lidar com a situação.
Em situações de stress:
Joanna estava passando por seus exames finais. Embora tivesse ido bem em todas as avaliações durante o semestre, ela realmente queria ser aprovada com honra. No início de cada dia, ela ia para a capela do colégio e contemplava a vela acesa no altar. Apenas aqueles 10 minutos de silêncio por dia naquele lugar eram o suficiente para manter uma perspectiva mais clara durante todo o seu dia. Seu último exame durou 2 horas, então, ela novamente mergulhou em seu tesouro de paz interior e permitiu que sua mente se fortalecesse através do poder de introversão.
Afirmações para o Poder de Introversão:
Reproduzido com a gentil permissão da Eternity Ink www.eternityink.com.au
Você é poderoso. Você dá um passo atrás em cada situação, sabendo que você é mais poderoso depois de uma pausa, do que antes de dar essa pausa.
Você é poderoso. Com desapego e clareza, você entra em silêncio, afasta todas as emoções e desejos do seu coração e escuta o que de fato os outros dizem.
Você é poderoso. Durante a reflexão silenciosa sobre seus valores pessoais, você se move para o centro da questão e se protege das influências irrelevantes.
Você é poderoso. Você volta-se para o seu “centro” e vê o que realmente importa agora, então, gentilmente você deixa a energia fluir para construir um caminho de paz.
Você é poderoso. Há um momento para estar conectado às pessoas e lugares e um momento para afastar-se fisicamente deles, discretamente, sem nunca perder o respeito.